domingo, 3 de junho de 2007

Blogando em Grego para a Toyota


A Toyota executou recentemente na Grécia uma interessante ação de marketing envolvendo blogueiros. Para o lançamento do novo Auris, a montadora queria uma comunicação que enfatizasse o design diferenciado no interior do carro e o prazer de dirigi-lo. A campanha também deveria aumentar o conhecimento de marca e gerar pedidos de test-drive.

Para atender esses objetivos nada melhor do que convocar formadores de opinião com uma boa reputação para a campanha. Os principais blogueiros da Grécia foram convidados a serem os primeiros a realizar o test-drive do carro por uma semana. Em troca, eles deveriam postar suas percepções do carro em seus respectivos blogs. Todos os posts seriam consolidados em um blog central do Auris – http://www.aurisblog.gr/ . A campanha teve mídia de apoio com banners no blog, convidando os internautas a solicitarem um test-drive. Os participantes do test-drive concorriam a um fim de semana com tudo pago em um hotel 4 estrelas, com um Auris à disposição.

A campanha de Auris nos blogs durou 10 semanas. A Toyota recebeu pedidos de 85 blogueiros. Depois de um cuidadoso processo seletivo, a montadora disponibilizou o carro para 15 blogueiros. Foram escritos 55 posts, a maioria deles incluindo fotos e vídeos (todos os blogueiros selecionados receberam de presente uma câmera digital). Os posts sobre Auris acumularam cerca de 175 comentários.

O blog do Auris teve mais de 52.000 visitas, feitas por cerca de 41.000 internautas. O banner obteve taxas de clique de 4,75% e mais de 2.000 solicitações de test drive foram feitas através desta campanha.

Ações envolvendo blogueiros com o pré-teste e lançamento de produtos não são novidade. Esta iniciativa é mais um belo exemplo da utilização da blogosfera para atender aos objetivos de comunicação de uma campanha. Também percebemos o cuidado da montadora na seleção dos blogueiros que participariam da ação. È muito importante para a empresa saber com quais blogueiros ela está se envolvendo, a fim de evitar surpresas desagradáveis.

Como no caso da Virgin Airlines, não houve pagamentos em dinheiro e sim a abertura de um diálogo e uma proposta envolvendo recompensas interessantes para os blogueiros.

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