domingo, 13 de maio de 2007

Blogo, logo existo!


Enquanto pesquisávamos as principais motivações envolvidas no ato de blogar, percebemos que, em muitos casos, o blog acaba exercendo o papel de interlocutor do seu dono para com o mundo. Pois é nele que muitos indivíduos revelam seu verdadeiro interior, colocando o que não têm coragem de falar ou fazer durante o dia, ou o que pensam ou fazem apenas em segredo.

Segundo o sociólogo Richard Sennet o papel social do homem e sua participação na vida pública foram perdendo espaço para sua vida particular, o fazendo abandonar cada vez mais círculos sociais voltando-se exclusivamente para sua própria intimidade. O sociólogo nos cita como exemplo, deste fechamento do homem em si mesmo, os vários artefatos criados para diminuir a tensão entre o espaço público e o espaço privado.

No mundo contemporâneo alguns artefatos como as paredes de vidro, as mesas conjugadas no trabalho, e os lofts fazem os homens sentirem-se invadidos e em contra-partida criam a necessidade de se obter um espaço próprio seja ele real ou dentro do computador para se relacionarem com outras pessoas ou consigo mesmo. É aí que os blogs ganham importância em suas vidas junto com outros aparatos tecnológicos, pois eles acabam se tornando a interface necessária entre este espaço privado e o espaço público.

Para Denise Schittine, jornalista e autora do livro “Blog: Comunicação e escrita íntima na internet” o blog vai assumir o pecado da vaidade no escrito íntimo. “Ele é a prova de que o diarista pretende falar de si mesmo e espera que um grupo de pessoas se interesse e goste do assunto”, acrescenta Denise.

Nenhum comentário: