terça-feira, 15 de maio de 2007

Cenas do próximo Capítulo?


Em 2020 milhares de dispositivos autônomos estarão ligados à internet, alguns indíviduos passarão mais tempo plugados em suas vidas virtuais e cada vez mais deixarão de lado suas vidas reais.
As grandes empresas Multinacionais usarão toda a infra-estrutura da internet para atuar globalmente,comunicações móveis serão baratas e até mesmo onipresentes, os terroristas não mais atacarão prédios e sim servidores.
Em 2020 todos nós seremos vigiados pela enorme quantidade de informação disponível online sobre qualquer coisa. Com apenas um deslize e alguns cliques, qualquer um poderá ter seus 15 minutos de fama como já profetizava o rei da pop art Andy Wahrol.
Esta cena narrada acima pode parecer digna de uma mega produção Hollywoodiana ou de qualquer filme do Spielberg. Porém trata-se de algumas conclusões do cenário traçado por uma previsão do instituto Pew and Internet, em conjunto com a Elon University.
O Estudo foi realizado com base em entrevistas a cientistas, futurólogos e pensadores, que foram convidados a dizer como seria a internet em 2020. No entanto a metodologia dá uma certa margem para inúmeras interpretações. Confrontados com uma afirmação, os especialistas devem dizer se concordam ou discordam dela e em que intensidade.
Mesmo assim, algumas estatísticas como "49% dos entrevistados acham que a violação de privacidade é uma ameaça real e potencialmente destrutiva" me chamaram a atenção e me fizeram refletir sobre o tema.
Será que já estamos vivendo o início desta nova era?

Clique aqui para ver o estudo completo em inglês.

Nenhum comentário: